MROSSI LIVE ROCK PHOTOGRAPHY
SOBRE O MROSSI
@mrossifoto
MRossi - Fotógrafo brasileiro de shows
Com mais de três décadas de trajetória no mundo do rock e do show business, MRossi se consagrou como um dos mais renomados fotógrafos do universo musical. Ao longo de sua carreira, já registrou mais de 2.000 apresentações no Brasil e no exterior, consolidando-se como precursor na fotografia especializada em música, shows e festivais.
Desde os primórdios do cenário underground paulistano e os primeiros festivais do final dos anos 1980, até as grandiosas produções em estádios, Rossi testemunhou e registrou a evolução da indústria musical e do showbusiness.
Foi o fotógrafo oficial de eventos icônicos como Lollapalooza (desde 2014), Monsters Of Rock (em todas as edições), Hollywood Rock, Close Up Planet, Terra Festival, Maximus Festival e OzzFest, entre outros.
Rossi trabalhou com a maior parte das bandas mais importantes do cenário nacional, de Titãs e Capital Inicial a Zé Ramalho, Sepultura e Marina Lima, produzindo fotos e criando conceitos de arte para capas de álbuns e DVDs.
Em âmbito internacional, já trabalhou com gigantes como KISS, Aerosmith, Madonna, Rush, Paul McCartney, Iron Maiden, James Taylor, Rolling Stones, The Killers e tantos outros grandes artistas mundiais.
Além de fotógrafo, Rossi é também criador e produtor de eventos e shows, aproveitando sua experiência de 30 anos nos bastidores das maiores produções musicais do país.
Com seu vasto conhecimento e excelentes conexões no meio musical, Rossi idealiza eventos que priorizam a troca de energia entre público e artista, proporcionando experiências imersivas e inesquecíveis. Ele também é um grande incentivador de novas bandas e artistas, seja por meio de seu trabalho fotográfico ou de eventos como o Rock Lounge e o Prêmio MUS.
De shows em garagens e porões a palcos internacionais, Rossi é uma testemunha privilegiada da história da música. Lançou um documentário sobre fotografia e shows e de como o Brasil se tornou rota obrigatória dos principais artistas mundiais.
O filme traz depoimentos de nomes como Dinho Ouro Preto, Marky Ramone, Bob Gruen, Frejat, Paulo Miklos e também de produtores do meio musical que compartilham histórias e curiosidades sobre as produções, palco e backstage. O fotógrafo fala também de sua carreira, técnica e experiência acumuladas ao longo desses anos.
Publicou seu segundo livro, o primeiro e maior registro do gênero no Brasil com mais de 1.000 fotos de 400 bandas e artistas, capturando a essência dos shows que marcaram o país nas últimas três décadas.
Com imagens exclusivas de autoria de MRossi, o registro revela artistas no auge de suas performances interagindo com o público e em momentos de intimidade nos bastidores.
E a história não para por aí. Como compositor, Rossi tem músicas gravadas pela banda Capital Inicial e assina a direção de diversos videoclipes e DVDs. Atualmente, está escrevendo um novo livro repleto de histórias e momentos vividos nos palcos e bastidores desde 1988.
Cheers!
Links de MRossi
Site: https://www.mrossifoto.com.br/
Instagram: https://www.mrossifoto.com.br/
Documentário: https://youtu.be/ldd2XfVy4xQ?si=ObbJysrB3rs4Qisw
Livro: https://www.mrossifoto.com.br/livro-mrossifoto
Biografia rápida de MRossi por Yves Passarell – guitarrista da banda Capital Inicial
Após viajar pelo mundo, MRossi retornou a São Paulo no início dos anos 1990, sua cidade natal, trazendo na bagagem ideias inovadoras. Sua relação com a arte começou cedo: aos cinco anos já desenhava e pintava, e frequentou a escola Panamericana de Arte ainda na infância.
A paixão pela música sempre foi grande, mas o rock entrou de vez em sua vida em 1981, quando assistiu ao lendário show do Queen no Morumbi, em São Paulo. Buscando seu lugar no universo musical, levou alguns anos até descobrir a fotografia como sua forma de expressão. Começou fotografando shows na noite paulistana, com uma câmera emprestada e muita vontade de aprender, usando a fotografia como uma porta de entrada para o mundo que o fascinava.
Rapidamente, MRossi chamou a atenção de revistas e bandas, destacando-se em meio à efervescência do rock nacional e internacional. Com sua câmera inseparável, ele circulava pelos palcos como se fosse mais um integrante da banda, capturando imagens que se tornaram registros icônicos do rock.
Rossi fotografou mais de 400 bandas, incluindo gigantes como Red Hot Chili Peppers, Rolling Stones, Ramones, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, AC/DC, Guns N' Roses, Queen, Santana, RUSH, James Taylor, Elton John, Bruce Springsteen, Alice Cooper, The Cult, Eric Clapton, Peter Frampton, Roger Waters, Scorpions, Aerosmith, KISS e muitos outros. Sua habilidade em capturar a energia e emoção de um show se tornou sua marca registrada.
Além dos grandes festivais, como Rock in Rio, Lollapalooza e Monsters of Rock, seu trabalho também ganhou destaque em revistas internacionais como Kerrang! e Burrn! e em publicações brasileiras.
Dentro desse contexto, vale ressaltar a contribuição e novamente a inovação nos conceitos visuais para o Rock Brasileiro e também outros estilos de música com a produção de fotos para capas e divulgação de artistas nacionais, onde o fotógrafo atua como um membro da banda, entendendo a essência do estilo e a identidade e transformando esse conceito em imagem.
Bandas como Raimundos, Natiruts, Charlie Brown Jr., Titãs, Capital Inicial, Sepultura, Marina Lima, Zé Ramalho e Angra estão entre seus inúmeros parceiros.
No cenário internacional, trabalhou diretamente com artistas e produtores de espetáculos como Madonna, Rolling Stones, Rush, KISS, Cirque du Soleil, Phantom of the Opera e Carmina Burana.
Em 2002, lançou seu primeiro livro, Ao Vivo – O Livro do Rock, reunindo material dos primeiros 12 anos de carreira, uma coletânea de fotos de grandes shows e artistas de autoria do fotógrafo, e também um tributo a atuação da Rádio 89FM que sempre promoveu e fomentou a cena, não só com artistas consagrados mas também apoiando bandas novas do cenário musical e toda a cena do rock n roll Brasileiro.
O lançamento, no Dia Mundial do Rock, arrecadou 30 toneladas de alimentos para caridade, reafirmando o comprometimento social do fotógrafo.
Rossi também é conhecido por seu ativismo em causas ambientais e de direitos dos animais. Seus eventos frequentemente arrecadam doações para instituições beneficentes, e ele usa sua arte para conscientizar o público.
Atualmente, além de continuar fotografando, Rossi produz eventos como “MEGAHITS”, “Rock na Cidade”, “RockLounge” e “Prêmio MUS”— estes dois últimos, uma vitrine para bandas independentes.
ROCKLOUNGE estreou na EXPOMUSIC 2016/17, passou pela CCXP 2016/17. O evento é um showcase de novas bandas independentes dentro de uma enorme tenda temática, onde a atmosfera e o conceito são o rock, com exposições de arte, lojas de rockabilia e discos de Vinil, tatuagem, barbearia, bar temático e food trucks.
Lançou a pouco tempo seu novo livro “LIVE ROCK PHOTOGRAPHY” e um documentário sobre sua carreira e o crescimento do mercado de shows no Brasil, o "MROSSI.DOC".
Apresentou por 3 anos um programa líder de audiência na 89FM A RÁDIO ROCK sobre fotografia e música, o MRossi Rockshow.
Fazem parte de seu currículo algumas aventuras como compositor, com as músicas como “Cai a noite” gravada pela banda Capital Inicial, atua como produtor/diretor de videoclipes e DVDs (Dinho Ouro Preto, Raimundos, Rodox, Vega, Fuga, Planta e Raiz, Chico Teixeira, Ian Mcculloch, Stratovarius, Edguy, Capital Inicial), designer de capas de CDs e trabalhos publicitários.
Com uma carreira que mistura arte, música e inovação, Rossi segue registrando, apoiando e transformando o mundo do Rock.
E a história continua…