MROSSI LIVE ROCK PHOTOGRAPHY

2000px-Facebook_Messenger_logo.svg.png

FALE COM MROSSI

SOBRE O MROSSI
@mrossifoto

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle

Personalidade do mundo do rock e do show business á três décadas, MRossi já fotografou mais de 1.800 apresentações do gênero no Brasil e no mundo. Acompanhou de perto o crescimento da cena de produção de shows no país, desde o underground paulista, dos primeiros festivais no fim dos anos 80, até os grandes shows em estádio e as mega produções atuais, como Lollapalooza, Rock in Rio, Monsters Of Rock, Close Up Planet, Terra Festival e Maximus Festival.

Como fotografo oficial da 89FM Á Rádio Rock por 2 décadas, teve ainda mais oportunidades para desenvolver seu trabalho.

 

Das garagens e porões do rock para os palcos internacionais. Trabalhando para as maiores bandas do planeta, MRossi viveu e vive nesse mundo, e agora divide suas histórias, curiosidades, técnica e experiência em seu novo livro. Artista visual, design gráfico, produtor de eventos, videomaker, compositor, apresentador... E não para por aí.

Biografia rápida de MRossi por Yves Passarell – guitarrista da banda Capital Inicial

 

Depois de alguns anos morando nos EUA, no começo dos anos 90 MRossi volta para  São Paulo, a cidade onde nasceu, cheio de ideias e inovações. Desde a infância sua intimidade com a arte se manifestava, desenhando e pintando já com os 5 anos de idade e cursando, ainda na infância, a escola Panamericana de Arte em São Paulo.

 

Seu interesse por música foi sempre grande, mas voltou-se para o rock em 1981 depois de assistir no Morumbi em São Paulo ao show da banda QUEEN. Sem saber onde se encaixava, querendo fazer parte do mundo da música, levou alguns anos até se encontrar na fotografia. Iniciou a carreira de fotógrafo de shows na noite paulistana, com uma câmera emprestada e muita vontade de aprender e se envolver com o estilo que mais lhe tinha apelo, pois além de gostar da profissão foi a maneira que encontrou de se infiltrar no meio musical. 

 

Não demorou muito para chamar a atenção de revistas e bandas, em meio à explosão de sons, estilos e tendências que pulsavam no rock nacional e mundial, um cara com sua inseparável câmera desfilava tranquilamente pela confusão de um palco de show, entre guitarras, baixos, baterias, cabos e fios, como se fosse mais um instrumento dentro daquele mundo, registrando assim, o que definitivamente havia de mais significativo no Rock n Roll.

 

Dentro desse caleidoscópio musical, Rossi conseguiu captar os mais, menos, estranhos e maiores shows e personalidades, registrando a passagem pelo Brasil de bandas internacionais como Red Hot Chilli Peppers, Rolling Stones, Ramones, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, AC/DC, Duran Duran, David Bowie, Queen, Guns n' Roses, Santana, Alice Cooper, The Cult, Sex Pistols, Eric Clapton, Peter Frampton, R.E.M., Roger Waters, Alannis Morisette, Page & Plant, Scorpions, Deep Purple, DIO, Yes, ELP, Scorpions, Whitesnake, Aerosmith, Kiss, Robert Plant, Black Crowes e tantos outros. A lista de bandas já passa de 400.

 

Entre os melhores momentos captados, estão aqueles que mostram o ápice da expressão do artista, o movimento e a emoção, congelados em uma imagem, a composição de luz e cores com o enquadramento perfeito, o desenho das sombras ou a quase ausência de luz, a troca de energias entre artista e plateia, coisa que talvez passe despercebida por outros olhos, em palcos pequenos ou grandes como os dos festivais Rock in Rio, Hollywood Rock, Monsters Of Rock, Lollapalooza, e etc.

Daí para as revistas internacionais foi um pulo, seja a Kerrang Francesa ou a Burrn Japonesa ou mais perto ainda, nas publicações nacionais e em milhares de outras espalhadas pela web, é fácil se deparar com fotos de MRossi. (dá um google :)

 

Dentro desse contexto, vale ressaltar a contribuição e novamente a inovação nos conceitos visuais para o Rock Brasileiro e também outros estilos de música com a produção de fotos para capas e divulgação de artistas nacionais, onde o fotógrafo atuava como um membro da banda, entendendo a essência do estilo e a identidade e transformando esse conceito em imagem.

Usufruíram desse trabalhos importantes bandas como Raimundos, Natiruts, Tihuana, Charlie Brown Jr, Pato Fu, O Surto, Titãs, Capital Inicial, Zé Ramalho, IRA!, Marina Lima, Angra, Sepultura, Tom Zé, Edgard Scandurra... Entre tantos outros menos conhecidos, mas não menos importantes, são alguns exemplos da diversidade e criatividade do fotógrafo/artista. 

 

Dentre os trabalhos internacionais, foi contratado diretamente por bandas da grandeza de Rush, Hellacopters, Black Crowes, Madonna, Ramones, James Taylor, Marky Ramone (Ramones), Steve Vai, Bruce Dickinson, KISS, Stratovarius, Gothard, Unisonic, Robert Plant, Helloween, e os ROLLING STONES.  Também fotografou para os produtores dos espetáculos Waterwall, Cirque du Soleil, Lord Of Dance, Phantom Of The Opera, Carmina Burana, Balé Kirov, Operas Carmem e Aida, Circo da China.

 

Reunindo material dos primeiros 12 anos de carreira lança em 2002 seu primeiro livro, “AO VIVO – O LIVRO DO ROCK” em conjunto com a 89fm a radio rock, eterna parceira, divulgadora e incentivadora de seu trabalho durante todo esse período. O livro é uma coletânea de fotos de grandes shows e artistas de autoria do fotógrafo, e também um tributo a atuação da Rádio 89FM que naquela época promovia e fomentava não só artistas consagrados, como bandas novas do cenário musical e toda a cena do rock n roll Brasileiro. 

Sendo lançado no dia mundial do rock, “Ao Vivo” é um sucesso numa maratona de artistas se revezando durante todo o dia para trocar o livro por alimentos, arrecadando 30 toneladas para serem distribuídas a instituições de assistência a carentes.

 

O comprometimento do fotógrafo com a caridade e ajuda aos necessitados é demonstrado através de arrecadação de alimentos ou roupas em todos os eventos que produz. Também é um divulgador e militante das causas de direitos dos animais e preservação do meio ambiente, sempre tentando conscientizar e educar através de seus trabalhos e engajamento nessas causas.

 

Atualmente além de fotografar, MRossi produz diversos eventos como o “Rock Na Cidade”, “Semana Rock”, e vários outros, sendo sua mais nova empreitada o ROCKLOUNGE, que estreou na EXPOMUSIC 2016/17, passou pela CCXP 2016/17, e pretende viajar o país. O evento é um showcase de novas bandas independentes dentro de uma enorme tenda temática, onde a atmosfera e o conceito são o rock, com exposições de arte, lojas de rockabilia e discos de Vinil, tatuagem, barbearia, bar tematico e food trucks. 

 

Fazem parte de seu currículo ainda, algumas aventuras como compositor, com as músicas “Cai a noite”, “Terra Prometida” e “Mil Vezes” gravadas pela banda Capital Inicial, atua como produtor/diretor de videoclipes e DVDs (Raimundos, Rodox, Vega, Fuga, Planta e Raiz, Chico Teixeira, Ian Mcculloch, Stratovarius, Edguy, Capital Inicial), designer de capas de CDs e trabalhos publicitários.

 

Lança em breve um documentário sobre sua carreira e sobre o crescimento do mercado de shows no Brasil, o "MROSSI.DOC", e apresentou um programa na 89FM A RADIO ROCK sobre fotografia e musica, o MRossi Rockshow que logo re-estreiará em novo formato na WEB.

 

E a história continua…

VENDA DO LIVRO:

MROSSI LIVE ROCK

PHOTOGRAPHY

UMA COLETÂNEA DE FOTOS DE SHOWS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E DO UNIVERSO DO ROCK NO BRASIL

 

© MRossi Fotografia CNPJ: 17.857.307/0001-06 - Todos os direitos reservados. 2019
Retirada em SP - RValentim: AV. PROF. VICENTE RAO, 1595, Jardim das Acácias, São Paulo, SP

Tel: 011 55420414 / 55420415 - whatsapp: 011 999551129